APTTA analisa as responsabilidades dos accountable managers

 

A Associação Portuguesa de Transporte e Trabalho Aéreo – APTTA, que representa um considerável número das empresas aeronáuticas de Portugal, reuniu no Estoril entidades reguladoras e as companhias aéreas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para analisar e discutir as responsabilidades dos accountable managers  (administradores responsáveis) que decorrem da evolução do quadro regulamentar internacional.

aptta-256Dando um importante passo no objetivo de transformar a APPTA numa associação lusófona e pluricontinental de empresas aéreas, este encontro contou com representantes de Portugal e dos restantes países da CPLP – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Timor e São Tomé e Príncipe.

Nesta conferência do Estoril a APTTA mostrou total disponibilidade para colaborar com as companhias dos países de língua portuguesa para que possam obter as certificações internacionais necessárias.

Quanto à nova legislação europeia recorde-se que os accountable managers respondem civil e criminalmente pelo eventual não cumprimento das responsabilidades que assumem quando são investidos nas suas funções.

Neste quadro, José Miguel Costa presidente da APTTA realçou que as regras impostas pela agência europeia para a segurança da aviação, a Europeia Aviation Safety Agency (EASA), ficaram cada vez mais exigentes nos últimos anos.

Recentemente, o Conselho de Administração da APTTA aprovou as alterações estatutárias necessárias para poder aceitar como “associados efetivos” as pessoas coletivas com sede em Portugal ou em qualquer dos países membros da CPLP que comprovem exercer a sua atividade no domínio do transporte e trabalho aéreo (…). Um projeto de revisão de estatutos que aguarda agora a aprovação da Assembleia Geral da associação.

One Comment on “APTTA analisa as responsabilidades dos accountable managers”

  1. Esta noticia nâo é totalmente clara nem objectiva.
    Esta presumivel associaçâo,que partipei durante anos, era e foi sempre para ser uma associaçâo de companhias aereas Portuguesas.
    Após a nossa saída(EAA ) da Sata e nâo aderência de outras companhias nacionais importantes,tentam agora arranjar sócios de outros países!
    Amigos, existe uma representaçâo de companhias a operar para Portugal,que se chama RENA, que representa TODAS AS EMPRESAS estrangeiras que operam de e para Portugal.
    Aliás as grandes empresas estâo lá representadas ,tais como a TAP,Sata,EAA (nacionais ) e as grandes europeias.
    Este é um”clube” do Sr. Costa(omni) e contém a TAP(enquanto FP manter-se), Portugália comprada escandalasamente pela TAP,a tal do comamdante da TAp (Sr. Costa),que fez o tal contrato direto com a TAP,sem dar “cavaco” a ninguém ,nem pedir cotaçôes a nenhuma empresa,mesmo sendo empresa pública com responsabilidades de empresa pública ,com avais do tesouro nacional em que participamos com milhôes de euros há anos, sendo a ÚNICA empresa aerea que contribui com milhôes de IRC,mas nem sequer foi solicitada a dar orçamentos.
    Porque será?
    Alguém já questionou?
    ATT PCP/BE PS já verificaram este compadrio escandaloso?
    Esta reuniâo reuniou-se num dia e no dia seguinte a tal OMni dá um jantar de celebraçâo de aniversário,no mesmo hotel ,aproveitando parte dos convidados do dia anterior……!Tudo pura coincidência!
    Esta é uma das razôes da liderança do Sr. Costa e uma das razôes de ter participado anteriormente e de ter saído….!
    A situaçâo será revista com as entidades competentes.
    Isto chama-se transparência,independência,coerência de gestâo e soberetudo MORAL para liderar tão importante associaçâo.
    Nunca visto em nenhuma parte do Mundo onde trabalhei na aviaçâo!
    Aqui fica,mais uma vez o meu reparo e critica pública!Para os associados actuais,se estiverem distraídos.

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