Os Mitos e a Aviação

 

As mitologias universais surgiram para dar uma explicação ao que inevitavelmente acontecia. Com o tempo, a palavra “mito” foi ampliando o seu significado até aos dias de hoje, em que se pensa que o mito é mentira. E, se assim não for?

Por uma questão de tempo e distância muitos destinos exigem andar de avião se se quer gozar os seus encantos, “ao vivo e em directo”. Contudo, muitos turistas recusam-se a conhecer essas paisagens singulares ou paradigmáticas cidades, simplesmente porque têm medo de andar de avião e que lhes aconteça algum dos tantos mitos que circulam pelos corredores dos aeroportos. Mas, o que há ao certo neles?

As histórias que circulam acerca do que pode ou não acontecer durante um voo, podem dividir-se em duas categorias: a primeira, recolhe todos aqueles mitos que, pelo que se conta, guardam uma íntima relação com o medo de viajar de avião; a segunda, um pouco menos trágica, inclui situações bem mais curiosas, em alguns casos, até cómicas.

Histórias de medo

Aviao-desastre-256No ranking das histórias de medo mais populares, surge a ideia que viajar de avião é muito mais perigoso e inseguro do que fazê-lo noutro meio de transporte. Este mito tem as suas raízes, sobretudo, no desconhecimento que uma grande parte dos passageiros têm acerca do funcionamento da aeronave, que é muito mais complexo que conduzir um automóvel. Outra situação que contribui para esta ideia prende-se com o grande número de notícias, em todo o mundo, sempre que há um acidente aéreo. Sem dúvida alguma, está provado que o transporte terrestre é muito mais inseguro que o avião. E, se não acreditam, prestem atenção aos meios de comunicação e à quantidade de notícias para um e outro caso.

Aviao-porta-256Outro mito, ligado com o anterior, é o de que as portas do avião se podem abrir no ar. É falso e o é por uma explicação física: a altura e a velocidade fazem com que a pressão interior seja maior que a exterior.

O cinema também contribuiu para os mitos. Por exemplo, o famoso Triângulo das Bermudas. Segundo se diz, os responsáveis pelos voos evitam passar por essa zona, apesar desta rota aérea ser muito usada, há muitos anos, pelas companhias aéreas que voam para a Florida ou Porto Rico.

Os mais assustadiços também se deixam levar pelas condições sanitárias de um avião, acreditando que o ar que se respira é um verdadeiro agente de doenças. Isto também não é bem assim porque, ainda que não pareça, o ar não só circula como também passa por um filtro que retém 99% das bactérias.

Aviao-casa-banho-256Se não nos amedrontarmos por uma boa parte dos mitos anteriores e decidirmos iniciar o voo, há outras histórias com menos efeitos nocivos. Por exemplo, o fecho das portas das casas de banho. Se é certo que se fecham por dentro, não se podem abrir por fora! Isto só é válido apenas para os passageiros. Em caso de emergência no interior da casa de banho, a tripulação tem uma “chave mestra” que resolverá a situação.

Outro mito popular é que o álcool, por questões de altitude, faz mais efeito e, portanto, será mais fácil embebedarmos. Absolutamente falso. Seja em terra ou a voar, os efeitos do álcool não variam. O que pode acontecer é uma alteração do sistema de equilíbrio nos ouvidos, o que resulta numa certa sensação de enjoo tanto para quem ingere ou não bebidas alcoólicas durante o voo.

Para os incrédulos, será engraçado verificar que algumas companhias aéreas não têm a fila 13. Como se verifica, a superstição e a venda de passagens aéreas, não se dão bem.

Mito ou realidade? Verdade ou mentira?

Difícil responder a contento de todos.

aviao telemovelPor estas circunstâncias e para que nenhum passageiro se sinta mal durante uma viagem, algumas empresas decidiram também não ter a fila 13 ou 17, segundo o país de referência e assim evitam a “má sorte” para ambos os lados.

Pode um simples aparelho, como um telemóvel, causar um acidente aéreo? Não está comprovado, sobretudo se está em “modo avião”. Um só telemóvel não causaria problemas. Todavia, mais de 100, talvez possam fazer alguma interferência no painel de controlo do avião. Pelas dúvidas… desliguem.

Apesar do que se disse, os mitos não vão desaparecer. O interessante é que não desapareça a vontade de voar.

LM