Britânicos continuam a ser o melhor mercado emissor

Turistas-britanicos-2Segundo um último relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) maior mercado emissor de turistas estrangeiros continua a ser o Reino Unido, que proporcionou aos hotéis portugueses 2,95 milhões de dormidas nos primeiros cinco meses do ano. Segue-se a Alemanha, com 1,66 milhões de dormidas nesse período. França, com 1,29 milhões, e Espanha, com 1,17 milhões de dormidas, vêm a seguir. Na quinta posição estão os turistas da Holanda, que realizaram 857 mil dormidas até maio, e em sexto lugar os do Brasil, com quase 486 mil.

Os hotéis portugueses tiveram em maio receitas totais de 266 milhões de euros, mais 15% do que em maio de 2015. No acumulado do ano os proveitos chegam a 868 milhões de euros, mais 16,6% face ao ano passado.

Enquanto o turismo estrangeiro em Portugal neste período cresceu 12,7%, o número de dormidas de turistas portugueses subiu 7,8%, revela ainda o INE. A taxa de ocupação dos hotéis lusos em maio foi de 52%, mas no conjunto dos primeiros cinco meses do ano ficou em 40,1%.

E, a pergunta impõe-se, como será o futuro com o Brexit?